A realização de qualquer tipo de procedimento deve visar primeiramente a segurança do paciente. Assim, adotamos em nossa rotina os preceitos de segurança em Cirurgia Plástica propostos pelo Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, bem como os aspectos enfatizados pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery.
São apontados basicamente quatro fatores primordiais para que sua experiência durante e após uma Cirurgia Plástica seja bem sucedida, gratificante e, sobretudo, segura: você, o paciente (patient) e seu estado geral de saúde; o procedimento (procedure) ao qual você irá submeter-se, com suas indicações, limitações e riscos específicos; o local (facility) onde ocorrerá o procedimento cirúrgico, devendo contar com as condições necessárias e adequadas para tal; e o cirurgião (surgeon) que você escolher, devendo ser habilitado para o procedimento proposto, bem como toda a equipe médica auxiliar e anestésica.
Você deve informar plenamente seu histórico médico e estado de saúde, incluindo alergias, medicamentos em uso, cirurgias prévias e consumo de álcool e cigarros, mesmo que eventual. Não se esqueça que os remédios à base de ervas ou “naturais” são também medicamentos e, portanto, devem ser sempre lembrados. É essencial para uma cirurgia segura uma adequada avaliação pré-operatória, que deve constar de exames laboratoriais, exames de imagem e avaliação cardiológica, de acordo com a sua faixa etária e o porte do procedimento cirúrgico proposto.
Todo e qualquer procedimento cirúrgico envolve algum tipo de risco, assim como trafegar em uma estrada ou mesmo atravessar uma rua, mas estes riscos são extremamente baixos quando respeitados os protocolos de segurança em cirurgia plástica e tomadas todas as providências cabíveis, durante a cirurgia e nos cuidados pré e pós-operatórios. Todos os procedimentos cirúrgicos são indicados de acordo com as queixas de cada paciente, e possíveis técnicas para um melhor resultado. Deve-se sempre atentar para as indicações e para as limitações de cada procedimento cirúrgico. Em nenhum momento devem ser realizados métodos que exponham o paciente a um maior risco cirúrgico, mesmo se este for o seu desejo, como por exemplo, cirurgias de lipoaspiração que ultrapassem os limites de segurança de gordura aspirada, ou mesmo a combinação de mais de três cirurgias de grande porte em um mesmo procedimento cirúrgico.
O local onde é realizada a cirurgia deve dispor de totais condições para que o paciente tenha todo o suporte necessário. A realização de procedimentos cirúrgicos em locais inapropriados está associada a um grande número de complicações, sobretudo se realizados com anestesia local em altas doses. As opções mais baratas podem ser atraentes, mas na maioria das vezes realizadas em ambiente sem a segurança e a infraestrutura necessárias.
O Cirurgião deve ter qualificação adequada, com Título de Especialista em Cirurgia Plástica, reconhecido pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Pesquisa do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, realizada entre 2001 e 2008, revelou que 97% dos médicos denunciados ao órgão por erros ou imperícia durante a realização de cirurgias plásticas não tinham o título de especialização na área. A formação de um cirurgião plástico deve incluir obrigatoriamente seis anos de Faculdade de Medicina, especialização em Cirurgia Geral por dois anos e especialização em Cirurgia Plástica por mais três anos em hospital credenciado pelo MEC ou SBCP, para somente após se submeter a concurso para Membro Especialista da SBCP.
Assim, ao resolver fazer uma cirurgia plástica, você deve ter em mente a importância de todos os itens acima citados, para que a sua experiência seja a melhor possível. A segurança do procedimento deve ser priorizada e tida como condição sine qua non para o sucesso da sua cirurgia.
Nossa filosofia
A cirurgia plástica, seja ela reparadora ou estética, é uma especialidade médica em contínua evolução e com a oportunidade única de unir a arte e a ciência para aprimorar a forma. Consideramos o procedimento cirúrgico como um verdadeiro evento na vida de cada paciente. Assim, a decisão de realizar uma cirurgia plástica ou mesmo um procedimento estético deve ser encarada com total seriedade. Cada paciente deve ser avaliado na sua individualidade, usando preceitos técnicos cientificamente comprovados e senso estético e artístico para a busca de um resultado satisfatório e harmonioso.
Entendemos como uma enorme demonstração de confiança em nosso trabalho a realização de um procedimento cirúrgico de acordo com nossas indicações. Por nossa parte, visamos prestar um atendimento diferenciado, realizado com competência, seriedade e dedicação, atuando, sobretudo, de maneira atenciosa e cuidadosa. Priorizamos aspectos essenciais na relação com o paciente: o respeito à sua individualidade e privacidade; a orientação clara sobre os procedimentos propostos, limitações dos mesmos, bem como possíveis complicações e os seus possíveis resultados, sem em nenhum momento prometer ou garantir resultados fantasiosos. Além disso, pensamos ser fundamental o acompanhamento do paciente, antes, durante e, principalmente, na fase de recuperação pós-cirúrgica precoce e tardia. Todo o acompanhamento pré e pós-operatório é por nós realizado integralmente e pessoalmente.
As técnicas hoje utilizadas são cada vez mais modernas, na busca de resultados mais naturais, duradouros, com menores cicatrizes e menor tempo de recuperação. Técnicas atuais e consagradas mundialmente, conhecidas como “state of the art” por evidenciar a arte e o perfeccionismo da cirurgia, caracteriza o trabalho que temos desenvolvido.