É a cirurgia de aumento das mamas utilizando próteses de silicone que visam corrigir alterações do volume, formato e posição das mamas. O objetivo dessa cirurgia é melhorar o aspecto das mamas principalmente com relação ao volume e ao formato, podendo também melhorar, dependendo de cada caso, a posição (queda) e a assimetrias das mamas.
Atualmente existem vários formatos e tipos de implantes de silicone, podemos assim dispor de próteses redondas, anatômicas ou naturais, além de implantes com diferentes projeções (baixa, moderada, alta, súper alta), além, é claro de diferentes volumes. As próteses mamárias são constituídas atualmente de gel coesivo de silicone, o que confere um aspecto mais natural e impede o extravasamento do silicone em caso de um acidente com a ruptura da prótese.
Durante a consulta, após informado de seus desejos em relação as mamas, seu cirurgião irá analisar a forma, assimetrias, a proporção em relação ao tórax a cintura e ao quadril para discutir junto a você os meios de obter o melhor resultado. O tamanho da prótese será definido após a análise de uma série de parâmetros como a medição do tamanho atual da sua mama, a forma, a quantidade de tecido mamário existente, a qualidade da pele, o tamanho da aréola, a largura da mama, e a simulação do tamanho desejado por você. Somente após a posse desses dados o seu cirurgião irá sugerir o tamanho e tipo de prótese adequada para você, e a melhor técnica para o colocação do implante.
Cicatrizes
Podem ser posicionadas de maneira que fiquem o mais discretas e imperceptíveis possível, na região do sulco mamário (embaixo da mama), periareolar (aréola inferior), ou mesmo na região axilar. As próteses podem ser colocadas em cima do músculo peitoral (subglandular) ou abaixo do músculo do peitoral (submuscular). A técnica Dual Plane (duplo plano), é um novo método que oferece os benefícios das duas principais técnicas, uma vez que a metade superior da prótese fica encoberta pelo músculo e a metade inferior, pela glândula. Logo, pode-se manter uma aparência natural mesmo com o uso de volumes maiores de silicone, uma vez que a faixa de músculo que recobre a prótese no polo superior evita que esta marque a pele, enquanto que a parte inferior da prótese mantém a projeção da mama pelo contato direto com a glândula mamária. A escolha da posição das cicatrizes bem como da localização das próteses dependem de dois fatores: indicação médica e preferência da paciente.