Muitas mulheres sentem-se insatisfeitas com o tamanho e formato de suas nádegas. Fatores como a vida sedentária, herança familiar e a idade tornam as nádegas caídas, flácidas ou mesmo com pouca projeção.
Podemos obter a melhora do contorno do bumbum através da lipoaspiração e lipoescultura, técnica que objetiva a melhora de todo o contorno corporal posterior, usualmente por meio da lipoaspiração do dorso inferior (gordura localizada nas costas) e culotes, e preparo dessa gordura para lipoenxertia (lipoescultura) em região glútea, tornando mais harmônico e belo todo a contorno corporal posterior. Em casos que necessitamos de maior volume e projeção no bumbum podemos utilizar a prótese de silicone em posição intramuscular, semelhante às próteses mamárias, porém com um formato próprio e com um revestimento bem mais espesso.
A técnica mais utilizada é através de uma incisão no sulco interglúteo, que é a linha natural divisória entre as duas nádegas, ficando praticamente invisível. Pode-se associar a esta cirurgia a lipoescultura de contorno posterior para um melhor contorno corporal desta região.