Blefaroplastia (Pálpebras)

A aparência dos olhos é importante nas relações interpessoais. A partir da terceira década de vida, alterações marcantes ocorrem nesta região, podendo levar a uma aparência mais envelhecida e cansada, além da possível interferência sobre a visão. Dentre os sinais de envelhecimento palpebral estão a flacidez e o excesso de pele, além da protrusão das bolsas de gordura (inchaço), sobretudo nas pálpebras inferiores. A blefaroplastia é realizada através de incisões localizadas nas linhas naturais das pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores. A região das pálpebras apresenta um perfil de cicatrização muito favorável e as cicatrizes tendem a se tornar imperceptíveis após alguns meses. O procedimento pode ser realizado isoladamente (somente nas pálpebras superiores, inferiores, ou ambas) ou associado a outras cirurgias.

A posição do supercílio (sobrancelha) deve ser avaliada conjuntamente com a pálpebra e a testa. Muitas vezes não temos apenas um excesso de pele palpebral, mas também uma queda do supercílio, sobretudo em sua porção lateral, resultando em um aspecto de envelhecimento de toda a região periorbital.

A suspensão de supercílios endoscópica é uma técnica moderna, que permite o tratamento dos músculos causadores das rugas, com reposicionamento efetivo das sobrancelhas através de pequenos cortes, escondidos no cabelo. A suspensão lateral de supercílios possui excelente indicação quando a blefarolplastia é associada a este procedimento, podendo ser realizada também sem o auxílio endoscópico.

Blefaroplastia (Pálpebras)